Liderança para a Qualidade  >>>>>

 

A confiança é muito importante

quando você escolhe uma

organização para auxiliar sua

empresa nos processos

de melhoria.

 

  

 

Informativos

Cadastre seu e-mail, para receber nossos informativos:

O que são Processos?

Define-se processos como uma série de tarefas ou etapas que recebem insumos (materiais, informações, pessoas, máquinas, métodos) e geram produtos (bens, informações, serviços) usados para fins específicos por seu receptor.

Outra definição pode nos levar a entender que processos é um conjunto de atividades logicamente interdependentes que, quando executadas transformam insumos em resultados que visam atender às necessidades e expectativas dos clientes. Nos dias atuais falar em Liderança para a Qualidade torna-se quase que obrigatório abordar o tema processos, mas não como mero agrupamento de atividades fabris que transformam matéria prima em algum tipo de produto. Cada vez mais as organizações têm percebido a importância de determinar seus processos e de colocá-los em uma seqüência lógica garantindo assim, que todos os colaboradores saibam a importância das atividades que realizam.

O tema abordagem por processos ganhou relevância no cenário mundial no final do século XX e no ano 2000 a ISO (Organização Internacional de Normalização) promoveu uma mudança significativa na sua principal publicação, a ISO 9001 passou a ter na abordagem de processos o ponto central daquilo que passava a ser denominado Sistema de Gestão da Qualidade.

Processos e Gestão andam juntos uma vez que ao estabelecermos processos é preciso também estabelecer com quais recursos os mesmos serão estabelecidos, quem são os responsáveis pelos mesmos, quais procedimentos serão utilizados como referência e por último, mas não menos importante, quais resultados serão utilizados como referência para determinar se aquele processo atingiu os resultados esperados.

Um Sistema de Gestão da Qualidade é composto por vários processos e uma vez que estes trabalhem em sintonia as organizações têm um poderoso instrumento para gerenciamento das suas atividades. Empresas que possuem esta ferramenta conseguem absorver de forma mais apropriada o impacto das mudanças e obtêm o máximo rendimento em um ambiente de negócios cada vez mais competitivos.

Mas qual é o segredo? Não existe segredo, as empresas que obtém sucesso na implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade seguiram um caminho relativamente simples:

Determinaram Processos;

Estabeleceram Políticas;

Formalizaram Procedimentos;

Definiram Objetivos, Indicadores e Metas;

Analisaram os Resultados;

Dentro deste contexto o principal desafio está na promoção de uma mudança cultural. Incentivar pessoas a mudar é algo difícil, mas certamente traz bons resultados quando é direcionada de forma apropriada.

<<< VOLTAR