Gerenciando com Qualidade  >>>>>

 

 

  

 

Informativos

Cadastre seu e-mail, para receber nossos informativos:

 

Gerenciando as Mudanças

 

A coluna “Espaço Empresarial” inicia uma nova série e passa a comentar temas relacionados à Gestão. Ao longo desta série manteremos o nosso compromisso em trazer informação de qualidade para auxiliar gestores.

Gerenciar as mudanças é um grande desafio para qualquer gestor e isto se torna fator crítico de sucesso sempre que o mercado ou a própria conjuntura econômica se alteram. Tomemos como exemplo nosso próprio país que durante um longo período teve sua indústria “protegida” por barreiras que coibiam a importação de produtos.

Ao longo dos anos a falta de acesso às tecnologias tornou nossas indústrias obsoletas e cada vez mais sensíveis ao “fantasma” da globalização e seus efeitos tais como, concorrência e qualidade dos produtos. Quando houve a abertura dos portos (1990) muitas empresas encerraram suas atividades abrindo espaço para os produtos que durante anos foram proibidos.

 

Mais de vinte anos depois somos novamente desafiados a gerenciar a grande mudança que o mundo e o nosso próprio país têm vivido. Nossas empresas que antigamente eram tidas como obsoletas hoje são cada vez mais cobiçadas pelos investidores internacionais que vêm em apenas cinco países (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) as boas oportunidades de investimento e isto se deve a alguns fatores, entre os quais destacamos:

Gerenciaram a mudança tecnológica

As empresas de sucesso buscaram tecnologia externa e passaram a fazer frente à concorrência externa.

Gerenciaram a capacitação

As empresas de sucesso capacitaram pessoas para por em prática novos processos e metodologias que surgiam.

Gerenciaram os Sistemas

As empresas de sucesso buscaram metodologias que formalizaram as novas práticas e garantiram que as gerações futuras pudessem fazer acontecer aquilo que vemos hoje. Aquele que era o país do futuro hoje está á nossa frente, ou seja, no presente.

 

Sucesso a todos e que Deus vos abençoe.

<<< VOLTAR