Liderança para a Qualidade  >>>>>

 

A confiança é muito importante

quando você escolhe uma

organização para auxiliar sua

empresa nos processos

de melhoria.

 

  

 

Informativos

Cadastre seu e-mail, para receber nossos informativos:

O ciclo PDCA e a Liderança

Desenvolvido por Walter Andrew Shewhart o ciclo PDCA foi altamente popularizado por Willian Eduards Deming. De lá para cá já se passou mais de um século e até hoje esta é a base para o desenvolvimento de ferramentas da qualidade e normas relacionadas à Gestão.
Consiste em uma metodologia onde o contexto da organização e o seu pensamento é estratificado para facilitar a compreensão sobre qual o momento certo para cada atitude.

Plan (Planejar) Planejamento é a base para o sucesso de qualquer projeto ou empreendimento, sem planejamento “voamos às cegas” e certamente entraremos em rota de colisão com algo que nos surpreenderá. Normalmente estas surpresas são desagradáveis e nos trazem grande prejuízo.
Do (Fazer) É preciso fazer aquilo que foi planejado e neste momento pessoas precisam ser educadas e treinadas. Novas tecnologias estão sempre sendo desenvolvidas e pessoas precisam ser capacitadas para operar sistemas que garantam pleno atendimento às necessidades e expectativas dos nossos clientes.


Check (Avaliar) Enquanto estamos realizando nosso planejamento é necessário monitorar resultados e estes resultados serão nossos aliados para futura tomada de decisão. É necessário determinar as etapas de avaliação para que rotas possam ser corrigidas. Procure não deixar todas as medições para o final.


Act (Agir) É necessário tomar ações em face dos resultados alcançados. É aqui que as organizações conseguem maximizar seus rendimentos e certamente prevenir é melhor que remediar.

Enfim, bons resultados são fruto de planejamento. Para realizar algo vitorioso é preciso ter planejamento vitorioso e isto passa pela escolha do local, pela determinação dos montantes envolvidos e também, pela escolha de indivíduos vitoriosos.
Na hora de fazer mantenha-se dentro do objetivo proposto, não tome atitudes sem consultar o plano e tenha líderes capazes de garantir que suas equipes permaneçam e permanecerão em concordância com a idéia central do projeto. Defina ferramentas apropriadas para qualificação das suas equipes uma vez que líderes precisam de liderados que os entendam.
Avalie e tome ações. Tenha ferramentas apropriadas de medição e garanta sempre que sua equipe tenha acesso aos resultados alcançados.

Incentive e motive sua equipe a agir em concordância com os direcionamentos propostos. Premie aqueles que seguiram as ações e melhoraram seu desempenho.
Avalie tendências e tome ações antes que algo ruim aconteça.
Lembre-se do dito popular “É melhor prevenir do que remediar”.

<<< VOLTAR