Liderança para a Qualidade  >>>>>

 

A confiança é muito importante

quando você escolhe uma

organização para auxiliar sua

empresa nos processos

de melhoria.

 

  

 

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Liderando com o cliente

Quem nunca ouviu a frase “O cliente tem sempre razão?”

Certamente um cliente ficaria muito satisfeito ao ouvi-la, mas será que sua empresa está preparada para isso? 

Antes de darmos plenos poderes ao cliente é preciso analisar de forma racional quais são as suas necessidades e expectativas sejam elas presentes ou futuras. Entender os requisitos do cliente que compra o nosso produto ou serviço, atender a legislação aplicável ou qualquer outro requisito é o que faz sua empresa satisfazer o cliente.

O empresário deve ter foco no cliente buscando em primeiro plano atender os seus requisitos e manter esta postura por um longo tempo. Desta forma passa a ser reconhecido como empresa idônea e capaz de obter a confiança daquele que adquire seus produtos, a confiança gera fidelidade e receita robusta que possibilita a realização dos investimentos necessários para exceder as expectativas do cliente.

Antes de se arriscar dizendo ao seu cliente que ele sempre tem razão esteja atento a pelo menos três situações:

Analise criticamente

Toda proposta, contrato ou pedido têm na sua essência os requisitos que o cliente espera. Cabe ao gestor ou empresário a promoção de uma ampla análise das regras propostas, o gestor deve ser muito cuidadoso nesta fase e somente aceitar propostas em que haja plena certeza da sua capacidade de atendimento.

Cumpra a lei

Por mais oneroso que possa parecer as leis estão ai para serem cumpridas. O ente público impõe a muitos ramos de atividade as regras e estas também precisam ser realizadas para que sua empresa não tenha prejuízos futuros.

Faça

É necessário realizar o produto ou serviço em concordância com aquilo que foi combinado. Controle bem os gastos, realize medições e entregue aquilo que lhe foi solicitado.

Logicamente muitas outras situações colaboram para a satisfação do cliente, mas empresas que estabelecem apropriadamente as diretrizes em um negócio podem dizer:

“O cliente tem sempre razão.”


 

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